A criação de um centro inter-religioso responde à uma iniciativa local de pessoas que professam a religião cristã e a muçulmana. Esta iniciativa torna-se especialmente urgente ao constatar o aumento de sentimentos sociais de animadversão e um clima crescente de medo, ódio e violência de pretendida natureza religiosa que se estende pela província de Cabo Delgado desde o ano 2016. Esta iniciativa teria por tanto um objectivo principal: contribuir pelo encontro e pelo diálogo para a Paz e a concórdia social em Moçambique; o encontro possibilita o reconhecimento mútuo enquanto que o diálogo constitui o alicerce do entendimento necessário para a paz. O centro de encontro e diálogo inter-religioso pretende ficar constituído no bairro de Mahate (Pemba, Cabo Delgado), com apoio da comissão de diálogo inter-religioso e ecumenismo da Paroquia de São Carlos Lwanga de Mahate, das lideranças locais do Conselho Islâmico de Moçambique e com projecção aberta para toda a população em todo o território da Província.
a. Abandonar as pretensões de proselitismo: evitar-se-á cair no erro de procurar quem está no certo entrando em becos sem saída.
b. Abandonar as pretensões etnocêntricas e tribalistas: evitar-se-á manipular as actividades do centro para o próprio interesse podendo assim ficar orientadas para o objectivo certo.
c. Abandonar as pretensões políticas partidárias assim como quaisquer manipulações ou utilizações ao respeito
d. Priorizar os valores do Respeito cordial activo, a escuta e o diálogo.
e. Orientar todos os esforços e iniciativas do Centro para o objectivo fundamental da paz entre as pessoas e os grupos.
f. Determinar-se a uma tomada de decisões que seja sempre consensualizada e evitar assim particularismos.
g. Combater sempre os preconceitos e o pessimismo que impedem o diálogo e condenar qualquer forma de discriminação, em qualquer âmbito.
h. Cultivar os valores da simpatia, o espírito de sacrifício e a referência a Deus.